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sexta-feira, 2 de maio de 2014

Projeto Escola de Ouro


Apresentação
O projeto CAPOEIRA NA ESCOLA - ESCOLA DE OURO, foi desenvolvido para se enquadrar nos paramentos do programa Mais Educação, desenvolvido pelo Ministério da Educação e tem por objetivo incluir a temática “História e Cultura Afro-Brasileira...” em âmbito escolar (Lei 11.645), como uma alternativa complementar a pratica de esportes, conhecimento e valorização da cultura, história, geografia, arte e música brasileira em ambiente escolar publico, de forma que a proposta pedagógica aja como instrumento de inclusão social, valorização da cultura da paz e assegurando o respeito a diversidade étnico-racial, cultural e religioso.
Este projeto destaca a capoeira como uma manifestação da cultura brasileira, que além de esporte, representa a resistência de um povo, trazendo um resgate histórico, portanto um aprendizado importante para os estudantes do ensino fundamental e médio. Sabendo que nesta fase da vida escolar, são inseridos os valores de cada individuo como cidadãos e formadores de opiniões, onde o lemas “esporte é saúde”, “ cultura abre a mente” e “lugar de criança é na escola”, se encaixam perfeitamente no perfil do projeto.
O projeto ESCOLA DE OURO, desenvolvido pelo professor Thomas Silva objetiva a  inserção da pratica da capoeira no ambiente das escolas publicas de Fortaleza, fazendo com que o desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes sejam trabalhados desde a primeira infância através da pratica de uma luta genuinamente brasileira. Diversos estudos apontam a capoeira como uma atividade completa para o corpo, além de ser parte da cultura afro-brasileira e trazer em sua história uma diversidade de aprendizados culturais ainda desconhecidas para a maioria dos brasileiros.
O PCN de Educação Física, Brasil ( 1998, p.71 e 72) determina e valoriza a participação dos alunos em jogos, lutas e esportes dentro do contexto escolar, sejam de forma recreativa ou competitiva, este documento destaca que: “Em um pais que pulsam a capoeira, o samba, entre outras manifestações, é inconcebível o fato da educação física, ter desconsiderado essas produções de cultura popular como objeto de ensino e aprendizagem.”

A criança que pratica capoeira, aprende não apenas a jogar como também a cantar  (cantos criados especialmente para esse tipo de atividade) e a tocar ( instrumentos característicos da roda de capoeira como o berimbau e caxixi). O jogo de capoeira, também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrario de incentivar a agressividade e a violência. “...uma ótima ferramenta pa ra a formação moral, física e cognitiva...”, reforça Ana Cristina Marotto, orientadora educacional e pedagógica do Colégio Equipe, em São Paulo – SP. 

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