Apresentação
O
projeto CAPOEIRA NA ESCOLA - ESCOLA DE OURO, foi
desenvolvido para se enquadrar nos paramentos do programa Mais Educação,
desenvolvido pelo Ministério da Educação e tem por objetivo incluir a temática “História
e Cultura Afro-Brasileira...” em âmbito escolar (Lei 11.645), como uma
alternativa complementar a pratica de esportes, conhecimento e valorização da
cultura, história, geografia, arte e música brasileira em ambiente escolar
publico, de forma que a proposta pedagógica aja como instrumento de inclusão
social, valorização da cultura da paz e assegurando o respeito a diversidade
étnico-racial, cultural e religioso.
Este
projeto destaca a capoeira como uma manifestação da cultura brasileira, que
além de esporte, representa a resistência de um povo, trazendo um resgate
histórico, portanto um aprendizado importante para os estudantes do ensino
fundamental e médio. Sabendo que nesta fase da vida escolar, são inseridos os
valores de cada individuo como cidadãos e formadores de opiniões, onde o lemas
“esporte é saúde”, “ cultura abre a mente” e “lugar de criança é na escola”, se
encaixam perfeitamente no perfil do projeto.
O
projeto ESCOLA DE OURO, desenvolvido pelo professor Thomas Silva objetiva a inserção da pratica da capoeira no ambiente das escolas
publicas de Fortaleza, fazendo com que o desenvolvimento psicomotor de crianças
e adolescentes sejam trabalhados desde a primeira infância através da pratica
de uma luta genuinamente brasileira. Diversos estudos apontam a capoeira como
uma atividade completa para o corpo, além de ser parte da cultura
afro-brasileira e trazer em sua história uma diversidade de aprendizados culturais
ainda desconhecidas para a maioria dos brasileiros.
O
PCN de Educação Física, Brasil ( 1998, p.71 e 72) determina e valoriza a
participação dos alunos em jogos, lutas e esportes dentro do contexto escolar,
sejam de forma recreativa ou competitiva, este documento destaca que: “Em um
pais que pulsam a capoeira, o samba, entre outras manifestações, é inconcebível
o fato da educação física, ter desconsiderado essas produções de cultura
popular como objeto de ensino e aprendizagem.”
A
criança que pratica capoeira, aprende não apenas a jogar como também a
cantar (cantos criados especialmente
para esse tipo de atividade) e a tocar ( instrumentos característicos da roda
de capoeira como o berimbau e caxixi). O jogo de capoeira, também aprimora o
controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao
contrario de incentivar a agressividade e a violência. “...uma ótima ferramenta pa ra a formação moral, física e cognitiva...”,
reforça Ana Cristina Marotto, orientadora educacional e pedagógica do Colégio
Equipe, em São Paulo – SP.
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